Por Mariana Piana (so Sul)
Já estive 7 vezes em Londres e em quase todas elas o bairro de Hampestead não ficou de fora da minha programação. Lá é um bairro menos turístico mas que mostra tanto da historia e cultura da cidade que eu facilmente deixaria de lado um super ponto turistico para visitar este lugar, principalmente pra quem já conhece Londres! Portanto aqui, deixo uma rota a pé pelo bairro de Hampstead de aproximadamente 4 ou 5 horas onde você vai caminhar bastante mas terá inumeras surpresas pelo caminho, o que vai compensar todo esforço.
O bairro já serviu como local de filmagem para diversos filmes como “Um Lobisomem Americano em Londres” (1981); “Quatro Casamentos e Um Funeral” (1994); “Um Lugar Chamado Notting Hill” (1999); “Muito Bem Acompanhada” (2005); “Notas Sobre Um Escândalo” (2006); entre muitos outros.
COMO IR:
Hampstead station: Linha preta do metro (Northern Line). Fica em uma colina, em um zona de Londres mais isolada.
O QUE FAZER:
1)Vamos começar o dia na estação de Hampstead (linha preta – Northern Line). Saindo da estação, você estara na Heath Street. Vire a direita e desça a rua. Nesta rua alguns pontos de atenção como: a Louis, uma confeitaria húngara com uma vitrine de dar agua na boca.
Seguindo rua abaixo você verá um beco que tem um antiquário, Hampstead Antique & Craft Emporium , um lugarzinho charmoso para algumas fotinhos.

2) Ao lado do antiquario vire à esquerda na Perrin’s Court e caminhe ate o final dela para achar o potinho de ouro, que fica na Esquina com a Hampestead High St (nº77). É a La Creperie of Hampestead , uma creperia que funciona desde 1980 (sexta a dom -11h às 23h) e que fazem crepes deliciosos (custam de 5 a 6 libras).


3) Ao fim da Perrin’s Court você estará na High Street, via principal do bairro. Em frente a Creperia e ao pub The King Willian IV fica uma charmosa cabine telefônica em forma de café, o kape Barako! Vale a pena atravessar a rua para observá-la e tomar um chá inglês.

4) Depois, suba novamente em direção a estação de Hampestead. Neste caminho você vai poder andar pela Ruela Flash Walk, uma rua de pedestres muito charmosa e cheia de Lojinhas, restaurantes, cafés, floricultura, barbearia e um brecho incrivel. Se quiser uma cervejinha, no final da ruela tem o pub The Flask. Caminhe por ela e depois vire a esquerda na Back Lane para ver como é linda a arquitetura londrina e caminhe até chegar na Heath Street, a rua que começamos o passeio.


5) Atravessando a rua, vire a direita (oposto da estação) caminhe mais uns 10 metros e suba a escadaria Holly Mount Steps, bem estreitaà esquerda da rua. Fique atento!
Subindo a escadaria você sairá numa ruelinha fofissima e chegará ao pub The Holly Bush. É um pub lindissimo e bastante frequentado por locais. Não deixe de entrar para ver o pub por dentro!

6) Saindo da Rua Holly Mount onde fica o Pub, vire a direita na rua Holly Bush Hill que se transforma em Hampestead Grobe. Caminhe por uns 20 ou 30 metros e você estará de frente com a Fenton House, é uma casa de um comerciante de Riga (Letonia) do seculo XVIII (1963) que pertence ao National Trust. É uma casa isolada com um jardim murado, que é grande para os padrões de Londres, e possui um jardim submerso, um pomar de mais de 300 anos com cerca de 30 tipos diferentes de macieiras e uma horta. Em setembro acontece o Apple Day quando os visitantes podem provar algumas das deliciosas maçãs.

7) Saindo da Fenton House, continue caminhando pela Hampestead Grobe até sair na rua Heath Street. Agora faremos uma caminhada de 1 km (se preferir pegue um ônibus ou taxi). Siga caminhando pela Spaniards Road ate chegar no PUB The Spaniards Inn, construído em 1585, é um dos pubs mais antigos de Londres e já foi imortalizado em diversos filmes como o Drácula de Bram Stocker e também por ter sido frequentado por vários autores e notáveis como Charles Dickens, John Keats e Lord Byron.
Dizem na obra “The Pickwick Papers”, de Charles Dickens, o vilão nasceu exatamente neste local. E foi ali, entre as mesas, que ele aprendeu suas artimanhas criminais. Outra referência de acordo com o pub foi que John Keats escreveu sua obra “Ode to a Nightingale” nos jardins, e Stoker emprestou uma de suas histórias de fantasmas para fornecer o enredo de Drácula. Outra grande atração é o jardim com mesas ao ar livre e dizem inclusive que alguns fantasmas vivem por lá!
Em 2007, o The Spaniards Inn foi listado em 4º lugar pelo The Guardian em um artigo detalhando os “10 melhores pubs do Reino Unido”. Vale ou não caminhar um quilometro para conhece-lo?

8) Saindo do Pub, continue caminhando mais 200 metros e você estará em uma das entradas do Parque de Hampstead Heath. Trata-seum parque público de 320 hectares com diversas lagoas para pesca e banho; áreas recreativas para prática de esportes, e ao norte, a Kenwood House, atração que mencionamos anteriormente.


9) Como a essa altura você já deve estar cansado de tanto andar, caminhe em direção A Kenwood House, uma antiga casa inglesa que serviu como um assento para as famílias aristocráticas Murray e Guinness e tinha vários inquilinos. A casa original data do início do século XVII, quando era conhecida como Caen Wood House. Esta casa apareceu em diversos momentos como: O filme britânico de 1999, Notting Hill, O filme britânico Orgulho e Preconceito, de 1995, teve cenas filmadas aqui. Muitas cenas do filme Belle de 2013 são ambientadas na casa ou em seus terrenos.
Na casa uma coleção enorme de quadros e decoração podem ser admiradas! Entrada gratuita.

10) Depois de visitar a Kenwood House você pode pegar um ônibus em direção a Estação de Hampstead e de lá escolher algum dos pontos citados abaixo para desbravar.

Outros lugares famosos em Hampestead Heath e proximo de lá: – Casa de John Keats: 10 Keats Grove, Hampstead. Museu aberto em 1931 em homenagem ao grande poeta ingles que faleceu com 25 anos de idade. – Casa de George Orwell: 77, Parliament Street, Hampstead – Casa do arquiteto Ernö Goldfinger: Fica perto da casa de John Keats. A casa é estilo modernista e linda. Contém a coleção de arte moderna, artefatos pessoais e mobiliário da família. End: 2 Willow Rd, Hampstead. – Burgh House & Hampstead Museum: Burgh House é uma residência histórica de 1704, Em 1979, após ser restaurada e mobiliada, ela abriu ao público como um museu, cuja exposição permanente conta um pouco da história e do desenvolvimento de Hampstead desde os tempos pré-históricos até os dias de hoje, através de obras de arte, objetos e displays interativos. No local também funciona um gostoso Café.. End: New End Square, Hampstead – Entrada gratuita – Parlamient Hill Viewpoint, Hampstead – The Hill Garden and Pergola, Hampstead – Highgate Cemetery: Tumbas de Karl Marx, o filósofo e autor alemão. Do escritor e comediante britânico, Douglas Adams. O funeral do lutador Tom Sayers. Ao lado do caixão, seu fiel companheiro, Lion, liderava a procissão com 100 mil pessoas. – Goldens Green Crematorium: Além de um jardim lindissimo e estrutura muito bonita, é la que estão as cinzas de Freud, pai da psicanálise, de Bram Stocker, autor de Drácula. Foi tambem um pedido de Amy Winehouse ser cremada aqui e ter suas cinzas espalhadas junto a avó. Estação de metrô Goldens Green. – Museu de Freud: Freud se mudou de Viena para Londres em 1938, devido ao regime nazista.Em 1986, foi fundado o Museu Freud de Londres, que além do mobiliário original utilizado pelo psicanalista como seu famoso divã, abriga muitos objetos pessoais como livros e uma coleção de antiguidades egípcias, gregas, romanas e orientais. End: 20 Maresfield Gardens. Estação de metrô Finchley Road (cinza ou roxa). |